
Como despachar os nossos Ebós e oferendas sem que seja preciso destruir a natureza? É um assunto contraditório, muitas pessoas não gostam de fazer em casa outras não gostam de fazer na rua/natureza, enfim…. Esse post é mais para tentar esclarecer e fazer com que você tenha criatividade e cuidado com o mundo a sua volta.
Caso faça as oferendas em casa, deixe por 3 dias e depois despache. Não há a necessidade de despachar as vasilhas junto, porque após 3 dias, não há mais nada ali a não ser lixo.
Você pode colocar na folha de mamona ou bananeira e despachar num matinho.
Caso faça a comida e coloque na encruzilhada (no caso dos Exús e Pombagiras) ou na Cachoeira, pedreira, estradas e etc…
Tente fazer o menor lixo possível, tenho certeza que a sua reação ao ver um monte de vasilha, garrafas, alguidar, tudo quebrado na natureza fazendo lixo, não é das melhores.
Você pode colocar as suas oferendas em uma linda mesa (chão) com folhas de bananeira, para substituir as vasilhas pode-se usar folhas de mamona ou também cabaça, coité, coco ou até jornal. pode-se fazer uma vasilha com jornais dobrados, forrar com folhas de mamona e utilizar, use a sua criatividade!
Leve um saquinho para ir jogando os lixos nele como as garrafas pet, embalagens plásticas e etc. Somos uma religião que nossos Deuses são pura Natureza, então porque a destruímos fazendo suas próprias oferendas?
Tenho certeza que um ambiente limpo é muito mais prazeroso para todos.
A urbanização está cada vez maior em nossas cidades, não temos mais aqueles campos e matas com fácil acesso.
Dificilmente você não encontra encruzilhadas passando carros, gente…. o pior é quando essas pessoas são intolerantes quanto a fé alheia, é capaz daquela oferenda tão especial se tornar um transtorno.
Se mudarmos nossos hábitos, talvez melhoraremos a imagem tão deturpada que fazem dessa religião tão rica e cheia de amor.
Muito Axé!