Sobre os Pretos Velhos: Alguns esclarecimentos
13 anos ago
Alguns esclarecimentos sobre os Pretos Velhos:
Dia 13 de maio como todos sabem, foi o dia em que a Princesa Isabel assinou a libertação dos escravos e à partir deste dia, começou a se comemorar o dia dos Pretos Velhos. Até ai tudo bem, nenhuma novidade nisso, não é?
Mas o que muita gente não lembra é que nessa linha das almas que carinhosamente chamamos de Pretos Velhos, há uma infinidade de espíritos trabalhadores e muito iluminados que não são tão pretos e nem tão velhos assim, pois é!
Para quem não sabe, essa linha das almas também trabalham Bruxos, Magos, Pagés, antigos médicos, parteiras conhecedoras das ervas e muitos outros espíritos que se identificaram com essa linha de trabalho.
Um Bruxo muito conhecido de todos é Pai Cipriano e assim como ele existem uma infinidade de espíritos.
Como na Umbanda os guias estão sempre em evolução, não há uma regra específica a ser seguida determinando que naquela linha somente trabalharão negros e velhos, 🙂 assim como as oferendas a eles destinadas.
Não são todos os pretos velhos que gostam de café amargo e feijoada, muitos trabalham com caldo de cana, água de coco, vinho, água pura, melzinho (cachaça com mel), licores e etc... a comida em sua maioria são aquelas tipo de fazendas como bolo de milho, angu, rapadura, melado de cana, broa de milho, tapioca e etc...
Realmente uma mesa de Preto Velho é muito linda e farta, além de ter muita alegria e aconchego.
Então, abra o seu coração para os nossos queridos vovôs e vovós, eles enchem a nossa vida de muita paz, fé e esperança.
Eu estou escrevendo isso, pois tem muitas pessoas que não conhecem e que estão começando a trabalhar com essas entidades não tendo muito conhecimento e ficam preocupados com o que o guia vai beber ou fumar e etc....
Não há regras na umbanda em se tratando dos guias e seus métodos de trabalho. Não fique achando que só porque o seu vovô não quer fumar cachimbo as pessoas vão dizer que você não está trabalhando corretamente. Ele pode querer fumar cigarro de palha por exemplo.
Apenas deixe.... não tenha pressa! com o tempo os guias te dirão o que fazer. Como no ponto:
É devagar, é devagarinho, quem caminha com velho nunca ficou no caminho
Se você quiser conhecer outros artigos semelhantes a Sobre os Pretos Velhos: Alguns esclarecimentos você pode visitar a categoria Espiritualidade.
Deixe um comentário
LEIA MAIS: